terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dois amigos

(Lenda árabe recontada por João Pedro Mésseder)

Dois amigos viajavam pelo deserto, caminhando em amena conversa, apesar do sol abrasador. Um deles, porém, sentindo-se contrariado pelo outro, encetou uma discussão. Erguia a voz, gesticulava e pouco faltou para insultar o companheiro. Em dado momento da contenda, não resistiu e esbofeteou-o

Admirado e ofendido, mas sem nada dizer, o amigo baixou-se e escreveu na areia: «Hoje, o meu melhor amigo bateu-me no rosto

Seguiram viagem, tristes e em silêncio. Absortos nos seus pensamentos, fixavam os olhos num ondulante horizonte de dunas e já caminhavam com dificuldade sob o ardor do sol. Até que avistaram um oásis verde, emergindo da areia escaldante do deserto Mais aliviados à sombra das tamareiras, resolveram banhar-se, comer e pernoitar no local.

Afastou-se um para recolher galhos com que pretendia acender um pequeno fogo. E o que tinha sido esbofeteado despiu-se, mergulhou na lagoa do oásis e principiou a refrescar-se. Contudo, passados minutos, perdeu o pé. E em breve se afogaria, não fosse a ajuda do amigo que, ao escutar os gritos, largou tudo e acorreu ao chamamento, mergulhando na lagoa e arrastando o companheiro para a margem.

Quando ao fim de algum tempo, este se sentiu recuperado, pegou num estilete, dirigiu-se a uma pedra e nela escreveu: «Hoje, o meu melhor amigo salvou-me a vida.»

Intrigado, o outro perguntou:

- Porque é que, depois de te bater, escreveste na areia, e agora, que te salvei, foste escrever na pedra?

A sorrir, o outro respondeu:

- Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar as palavras. Quando porém, faz por nós alguma coisa de verdadeiramente nobre, ah... aí devemos gravar as palavras na pedra da memória e do coração, onde nenhum vento do mundo as poderá apagar.

E assim se acharam reconciliados. E comeram, beberam e conversaram alegremente. Depois puseram-se a contemplar a Lua e as estrelas até o cansaço os vencer. E mergulharam, por fim, num sono profundo e retemperador.

25 comentários:

  1. O texto que nós lemos hoje é muito bonito.
    E acho que esta história explica que os melhores amigos são sempre a melhor coisa para nós.
    (Sofia Garcez)

    ResponderEliminar
  2. Esta história diz que só devemos perdoar os que fazem coisas de bem por nós e os que fazem coisas de mal só devemos perdoar se eles mostrarem ser verdadeiramente nossos amigos. Se não mostrarem não devemos perdoar.

    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Esta história fala-nos de uma verdadeira amizade.
    O que eu aprendi é que os verdadeiros amigos estão sempre do nosso lado quando mais precisamos deles.



    Sofia Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Dois amigos zangaram-se no deserto.
    Quando um deles tomava banho num lago, quase morreu afogado. Mas, o amigo salvou-o.
    O amigo esbofeteado reconheceu que a amizade deles nunca acabaria.

    Pedro Rodrigues

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que esta história demonstra amizade porque primeiro o amigo deu-lhe uma chapada depois o amigo ia-se afogar e ele largou tudo e foi salvar o amigo.

    André

    ResponderEliminar
  6. A minha opinião sobre esta Lenda Árabe é que quer mostrar sentimentalmente o perdão, a alegria, amizade e a tristeza.É uma lenda que ensina a perdoar, a conviver e a estar com as pessoas.
    Tomás Leal

    ResponderEliminar
  7. A história diz que só devemos valorizar o que os amigos fazem de bem e devemos perdoar os seus defeitos.




    Inês Nogueira

    ResponderEliminar
  8. Eu gostei muito desta história porque conta-nos uma bela amizade entre dois amigos que estavam a viajar pela Arábia.Durante a viagem tiveram uma discussão, mas depois fizeram as pazes porque um dos amigos salvou a vida ao outro.

    Tomás Cardoso

    ResponderEliminar
  9. Esta história ensina que se um amigo nos bater é melhor esqueçer o que aconteceu. Quando um amigo nos salva não nos devemos esquecer, e mostrar gratidão por um amigo nos salvar a vida, como também saber pedir perdão quando erramos.

    Ana

    ResponderEliminar
  10. O que eu aprendi sobre o texto foi:
    Perdoar as coisas más e memorizar as coisas boas.

    Jorge Micael

    ResponderEliminar
  11. Eu aprendi que a amizade é muito mais importante que as discussões e que os maus momentos e até as agressões entre dois amigos.
    Miguel

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que a história demonstra amizade porque ele dá uma chapada ao amigo mas depois acaba por o salvar.
    E o que levou a chapada esqueceu-se duma coisa mas da outra não.
    Francisco Vieira Chaves

    ResponderEliminar
  13. Eu acho que esta história diz que quando alguém nos ofende perdoamos e esquecemos, mas quando faz alguma coisa por nós aí nunca podemos esquecer.
    Cristiano

    ResponderEliminar
  14. Os dois amigos quando se zangam devemos fazer as pazes porque a amizade conta e também os melhores amigos salvam os amigos.

    Elsa

    ResponderEliminar
  15. Eu nesta história percebi que dois amigos tinham uma amizade e quando é preciso eles estão prontos a ajudar e quando eles se zangam não é
    nada porque há-de vir um momento melhor.
    José Miguel Monteiro Soares

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que o que esta lenda quer dizer é que um grande amigo é nosso amigo para sempre mesmo nos ofenda porque qualquer dia nos pode salvar.
    Duarte

    ResponderEliminar
  17. Esta história mostra-nos que os verdadeiros amigos estão sempre presentes e prontos para ajudar, pois apesar de às vezes discutirmos e até zangarmo-nos com eles por coisas que não innteressam.Quando eles realmente precisam de nós,devemos estar presentes para os ajudar.

    Diogo Ferreira Ramos

    ResponderEliminar
  18. Esta história é gira porque, o amigo bateu ao outro e ele escreveu na areia. Na segunda vez, o amigo quase morria afogado e o outro salvou-o. O que eu tirei desta historia foi que um melhor amigo é para sempre. Artur

    ResponderEliminar
  19. A história`` Lenda Árabe´´ ensina-nos a fazer muitos amigos e ajuda-nos a salvá-los.
    Este texto ensina-nos a perdoar uma coisa que o amigo faz.



    Dário

    ResponderEliminar
  20. Mas que linda história que escreveram Hum... Muito gira :D.

    Joana Costa

    ResponderEliminar
  21. Bonita esta Lenda!
    Transmite valores importantes para a vida como a Amizade, Lealdade e o Perdão.
    Parabéns para todos, adorei os vossos comentários!

    Nilza

    ResponderEliminar
  22. Eu achei que esta parábola é muito importante para ver o que é um bom amigo e gostei especialmente da parte em que o amigo que quase se tinha afogado disse ao outro porque uma vez tinha escrito na areia e a outra tinha escrito na pedra.

    ResponderEliminar
  23. Eu gostei muito do conto , porque fala da importância da amizade. Quando os nossos amigos nos ofendem nós devemos perdoá-los e esquecer, mas se eles fazem alguma coisa por nós aí devemos dar valor a isso e não nos esquecermos.
    Maria Camila

    ResponderEliminar
  24. Eu estou sempre a discutir com a minha melhor amiga , náo sei porque são coisas sem importância , mas agora que vi esta história aprendi que não vou fazer mais isso .

    ResponderEliminar
  25. Eu acho que a "Lenda Árabe" é muito interessante porque ensina a dizer o que é o perdão e o que é uma coisa em que nós não gostamos.




    Alexandra

    ResponderEliminar