quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Conversa com D. Afonso Henriques e D. Teresa

Na véspera da batalha de S. Mamede tive a sorte de entrevistar D. Afonso Henriques e D. Teresa.

-Olá – disse eu para os cumprimentar.

- Olá – disseram eles.

-Vocês estão mesmo decididos que querem lutar amanhã?

- Eu estou – disse D. Teresa.

- Porquê? – perguntei eu.

- Porque eu quero uma coisa e o meu filho quer outra. - respondeu D. Teresa.

- Eu também tenho a certeza e pelas mesmas razões que a minha mãe – disse D. Afonso Henriques.

- Mas eu acho que vocês não deviam lutar. Ainda por cima nesta época em que anda a haver tanta guerra no mundo, vocês ainda vão fazer mais – disse eu para os tentar convencer a não lutar. – E vocês também estão a ensinar os outros a fazer guerra. E mais uma coisinha, vocês não deviam lutar porque são mãe e filho. E mesmo depois de eu ter dito isto tudo ainda querem lutar?

- A senhora jornalista ainda não me conseguiu convencer. Eu ainda quero lutar – disse D. Teresa.

- A mim também não – disse D. Afonso Henriques.

- Mas vocês são... - disse eu, mas fui interrompido pelo D. Afonso Henriques.

- Nós queremos mesmo lutar, estamos mesmo decididos.

- Finalmente o dia por que todos esperavam! Mãe e filho vão lutar – disse eu para anunciar o princípio da luta.

- A guerra já começou. D. Teresa e D. Afonso Henriques já pegaram nas espadas mas ainda não se sabe quem ganhará. Esperem um bocado, D. Teresa e D. Afonso Henriques olharam-se olhos nos olhos e pararam de lutar, abraçaram-se e acabou a luta.

- Olá D. Teresa, o que aconteceu?

- Eu olhei para o meu filho, vi os olhos dele brilhar, não aguentei lutar mais e, de repente, dei-lhe um abraço. Você tinha razão nós não devíamos ter lutado. Mas ainda bem que eu olhei para ele e senti o amor de mãe para filho e de filho para mãe.

- E você D. Afonso Henriques, como se sente por esta luta ter acabado de uma vez por todas?

- Eu sinto-me bem e também acho que a senhora tinha razão quando disse aquelas frases para nos tentar convencer a não lutar.

- E foi assim que acabou a Batalha de S. Mamede.

Mariana

6 comentários:

  1. Que bonita historia!
    A jornalista que parecia não ter tido sucesso nenhum, semeou para que na hora da verdade o amor se tenha sobresposto as diferenças.
    Que bom se no nosso dia a dia fomos como a jornalista com os nossos colegas, e soubermos acolher os "jornalistas" que nos aparecem para nos ajudar. Parabens Mariana

    ResponderEliminar
  2. Historia bonita,mas oque eu gostei mais foi quando D.Afonso Henriques e D.Teresa não lutaram mais.


    Mafalda

    ResponderEliminar
  3. Está muito giro e muito engraçado. Eu acho que a jornalista também ajudou um bocadnho, porque o D. Afonso Henriques e a D. Teresa foram a pensar no assunto.
    Parabéns Mariana.
    Pedro Rodrigues

    ResponderEliminar
  4. Olá meus lindos!
    A Catarina e eu estamos a morrer de saudades vossas.
    Mariana muitos parabéns pelo texto que escreveste. Foi lido na sala e confesso ter gostado muito.
    Um voto de força, a todos os 25 autores, para as palavras não vos falhem podendo assim, escrever sem parar. É um prazer ler os vossos textos. Prometo ser uma leitora assídua.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Olá meninos e meninas!
    Como a Rita disse no comentário acima, estamos mesmo cheias de saudades vossas! Esperamos poder estar presentes na vossa festa de Natal! :)
    Quanto à composição da Mariana, está original! Gostei e prometo vir aqui dar uma "vista de olhos" todos os dias!
    Continuem com essa vossa força de vontade em querer fazer algo de diferente!
    Um Beijinho e até breve!

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que o texto da MARIANA merece estar no bloog porque acho que mostra o amor de mãe e filho.

    DIOGO

    ResponderEliminar