quinta-feira, 17 de março de 2011

Os copianços nos tempos antigos

Fotografia de Doisneau

1.

Este menino está sentado de joelhos na cadeira, por isso está mal sentado.

O menino que está à frente a fazer a ficha também está mal sentado, só que não está a copiar.

As mesas eram inclinadas para baixo e tinham uma beirinha para meter os lápis e as canetas.

O professor de certeza que tinha saído da sala.

As roupas eram antigas e os penteados eram muito bem arranjados e ajeitados.

Eles estão na escola a fazer um teste ou, se calhar, estão mesmo a fazer um trabalho normal.

TOMÁS CARDOSO

2.

Um dia enquanto alguns meninos de uma escola francesa tentavam fazer um trabalho, alguns, por outro lado, tentavam copiar.

Um dos que estavam a copiar até se pôs de joelhos para ver melhor como o outro tinha feito o trabalho. Ele estava apoiado com os cotovelos na mesa e com a cabeça para a frente para ver melhor.

De certeza que o rapaz deve ter copiado e se calhar ficou prejudicado porque o outro rapaz podia ter o trabalho muito mal feito.

ANDRÉ

3.

Um dia os meninos iam fazer um trabalho individual.

Alguns estavam atentos. A maior parte dessa turma, sabia o que a professora estava a ensinar, e os outros não. Os outros alunos que não sabiam não estavam atentos.

Como estavam a fazer em trabalho individual, alguns pensavam e os que não pensavam copiavam e quando não conseguiam copiar sentavam-se mal e ficavam de joelhos.

MAFALDA

4.

Era uma vez uma sala de aula. Situava-se em França e era do ano 1950.

O professor resolveu ler um livro com 832 páginas e os alunos tinham de fazer uma ficha.

Passado um bocado, o professor adormeceu na página três do livro, mas como o professor já tinha dado a ficha, os alunos começaram a fazê-la.

Um aluno, como era muito preguiçoso, aproveitou também para dormir.

Quando o professor estava quase a acordar, o menino acordou pôs-se de joelhos e tentou copiar pelo colega da frente e conseguiu.

PEDRO

2 comentários:

  1. Eu gosto muito do texto do André porque é verdade que, quando estamos a copiar estamos a dizer a uma pessoa ou até ao professor que sabemos e depois passamos de ano e ficamos sem saber, é claro se o professor do outro ano ou o mesmo professor não falar mais disso.
    José Miguel

    ResponderEliminar
  2. Tomás, o aluno está mesmo mal sentado não sendo uma posição correcta a ter dentro de uma sala de aula. Mas será que ele está a copiar? E se está porque será? Ajudem os vossos amigos a serem tão bons quanto voçês. E isso não significa deixar copiar mas sim, ensinar. Se calhar o Professor explicou de uma maneira que esse aluno não percebeu e se nós entendemos, porque não ajudar o colega?

    André, escola francesa pelo pintor ser francês? Gostei!
    Para além de poder ter copiado uma coisa errada, é incorrecto copiar. Só nos enganamos a nós próprios. Se ao receber o teste/ a ficha vier com boa nota, será que nós sabemos mesmo o que escrevemos ou será que a nota é o esforço do estudo do nosso colega?

    Ó Mafalda, achas mesmo que é um trabalho individual? Eu acho que o Professor saiu da sala e eles aproveitaram para fazer uma pequena bagunça :)

    Pedro, até situas no tempo cronológico. Muito bem. De onde vem o livro e 832 páginas? Grande livro! Sim, um livro desse tamanho, se não for muito interessante, dá mesmo para adormecer.
    O aluno adormeceu antes do Professor? Credo, o livro era mesmo enfadonho. Mas pelo menos adivinhou quando o Professor ia acordar.

    Adoro a vossa imaginação. Nunca deixem de lhe dar "adubo".
    Beijinho

    ResponderEliminar