segunda-feira, 15 de março de 2010

Menina do gato

António Carneiro nasceu a 16 de Setembro de 1872. Em 1884 e 1896 frequentou a academia Portuense de Belas-Artes onde foi discípulo de Soares dos Reis, João António Correia e Marquês de Oliveira. Morreu em 1930.
António Carneiro pintou bastantes retratos, mas ele não gostava de pintar pessoas desconhecidas.
No museu Soares dos Reis está exposta a pintura «A menina do gato preto» pintada por António Carneiro. A menina era filha do autor, a Maria.
Eu gostei desta pintura. Utiliza poucas cores que mostram no que a Maria pensava. Realmente a Maria parecia preocupada com o que aconteceria. Além disso, tem os olhos, a boca e o olhar tudo igualzinho a uma menina que eu conheço.
A pintura leva um cor iluminada que é o branco. E a parte mais escura é o preto.
Raquel
A pintura chama-se «Menina do gato» e o pintor pintou a sua filha, Maria.
Quem pintou este quadro foi o António Carneiro que nasceu no dia 16 de Setembro de 1872 e morreu em 1930.
Esta pintura foi assinada e datada em 1900.
Esta pintura foi feita com óleo sobre tela.
António Carneiro fez imensos retratos, mas não gostava de fazer retratos de pessoas que não conhecia muito bem. As pessoas que ele mais gostava de retratar eram os amigos, os familiares e ele próprio. Como conhecia muito bem essas pessoas, conseguia retratar não só como era o retrato físico mas também o retrato psicológico.
António Carneiro tem um museu só seu que se chama Casa Museu António Carneiro.
Luísa
Esta obra foi feita por António Carneiro.
António Carneiro nasceu no dia 16 de Setembro de 1872 e morreu em 1930. Há uma Casa Museu António Carneiro que é na Rua António Carneiro.
Esta obra de António Carneiro foi feita com óleo sobre tela e foi assinada e datada em 1900.
A menina chamada Maria era filha do Pintor.
Eu escolhi esta obra porque me inspirou e também porque na obra há uma menina que estava com um gatinho todo preto nas suas mãos. Pareceu-me que a menina estava a dar algum carinho ao gatinho.
As pessoas costumam dizer que os gatos pretos dão azar, mas parecia que a menina não se importava ou que aquele gatinho preto que ela tinha na mão não dava azar como os outros devem dar.
De todas as obras que eu vi esta foi a que me interessou mais, porque pelo que eu vi mostrava-me uma amizade entre uma menina e um animal.
E eu tive muita sorte em ter visto esta obra que para mim é maravilhosa.
Sofia Oliveira

2 comentários:

  1. Luisa,Sofia e Raquel eu não vi a menina e o gato mas percebi algumas coisas do que vocês disseram está bem contado.
    Inês Costa

    ResponderEliminar
  2. Gosta das composições.
    RAQUEL

    ResponderEliminar