segunda-feira, 15 de março de 2010

Pratos de faiança

O prato que tem uma menina

O prato que eu escolhi para descrever é redondo, tem um desenho onde uma menina está a apanhar flores e a dançar.
Este prato foi feito no Século XVII e é muito bonito. Servia para colocar comida e está exposto na sala 23, no 2º andar do Museu Nacional de Soares dos Reis.
O prato da menina é muito bonito. A menina parece que está a cantar.
Esses tipos de louça que nós estudamos chamam-se faiança. Os pratos e as jarras são pintadas em tons de azul e além disso, todos ou quase todos os pratos do museu têm a mesma função que este prato.

Miguel

O prato com uma menina
Eu, na visita, vi um prato que foi feito no século XVII e foi feito de argila. Está instalado no Museu Nacional Soares dos Reis, na vitrina 4, sala 23 do 2º andar.
O prato, no fundo, tem um desenho que é uma menina com umas flores na mão. Tem a cor branca à volta e azul nos desenhos. O prato tem muitas figuras, tipo uma lágrima com um risco no meio um triângulo e outra coisa que não consigo explicar.
O prato é para comida mas agora nestes tempos é mais para exposição.
É muito giro!
José Miguel

O prato que tem um periquito
Este tipo de louça, que se chama faiança, é feito com vários tipos de argila que são misturados e depois vão para cozer. Depois de estar tudo cozido vai para um banho de esmalte de cor branca para ficar impermeável e depois vai outra vez para cozer.
Este prato tinha um periquito desenhado com mais enfeites que eram folhas dentro do prato. Isto foi feito no século XVII no segundo quartel, e está na vitrine 8 do Museu Soares dos Reis.
Foi a obra de que eu mais gostei porque parecia que o periquito era real. As cores do prato eram só azuis o que foi um bocado triste. Se tivesse mais cores ficava mais bonito.
Aconselhava a ir ao museu Soares dos Reis que foi onde havia este prato.
Pedro

1 comentário:

  1. parabéns ao Miguel,ao José Miguel e ao Pedro,eu pensava que a faiança era uma seca mas com os vossos textos parece ser fixe.

    Francisco Chaves

    ResponderEliminar