sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Natal é tempo de amizade

Era uma vez dois amigos que estavam a jogar futebol e zangaram-se.

No dia seguinte, acordaram sem se lembrarem da zanga que tiveram no dia anterior. Como eles iam sempre ao campo de futebol encontraram-se, sentaram-se e o que começou a zanga, disse:

-Desculpa o …

Interrompeu o outro para dizer:

-Desculpa-me tu. Eu é que comecei a bater e a gozar contigo.

Eles começaram a sorrir e abraçaram-se.

Como era o dia de Natal, combinaram fazer uma festa no prédio deles e convidaram toda a gente que conheciam. Prepararam a comida, os enfeites e foram comprar os presentes.

Quando começou a festa estavam todos a comer, a dançar e a conversar. O sino tocou e todos se aperceberam que era a parte de abrir as prendas que todos trouxeram.

Quando abriram as prendas, ficaram com um grande sorriso na cara, principalmente os dois amigos.

Um recebeu do outro uma guitarra. E o outro recebeu do outro uma bateria.

Todos os que tinham um instrumento tocavam e os que não tinham cantavam.

Passado uns anos, quando tinham dezoito ou dezanove anos começaram a ser a maior banda do mundo. Fizeram trinta e cinco concertos ao vivo.

Passado setenta anos, um dos que cantavam morreu, e todos foram ao cemitério onde ele estava para levarem flores e para lhe agradecer, de ser um grande amigo, sempre sorridente.

Nessa altura estavam reformados. Por isso já não podiam fazer concertos, mas sim jogar às cartas com os amigos.

Quando chegou o Natal seguinte já nenhum dos amigos estava vivo, quer dizer estavam vivos mas era no coração.

Tomás Cardoso

2 comentários:

  1. Tomás Tomás... claro que o teu texto, mesmo sendo com um tema alusivo ao Natal e à amizade, tinha de englobar futebol.
    Que grande concerto foi naquele prédio. Vamos lá ver se este ano alguém aqui do meu prédio se zanga. Confesso que gostava de ter uma noite de Natal assim tão animada.
    Apesar e teres morto um dos amigos, na tua história, gosto da maneira como dás a volta ao texto para que no fim, realmente, acabe tudo em bem.

    P.S. - Adorei a parte do "jogar às cartas com os amigos". É precisamente essa a ideia que eu tenho das tardes das pessoas mais velhas

    ResponderEliminar
  2. Natal, amigos, presentes!
    Tomás, gostei do teu texto. Achei que sabias exactamente o sentido que se deve dar a esta época!
    É bom conhecer os nossos amigos, conhecê-los tão bem que quando partem, ficam para sempre no nosso coração como tu disseste! É sinal que a amizade que os uniu durante aqueles anos todos era verdadeira e forte! :)
    Contínua!
    Um beijinho a todos!

    Catarina Moreira

    ResponderEliminar