segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Se tu visses o que eu vi...

Inspirados em poemas de António Mota e de Luísa Ducla Soares, escrevemos estas quadras, que apresentámos na festa de Natal da escola.

Se tu visses o que eu vi

numa ilha dos Açores:

um vulcão a deitar tinta,

tinta de todas as cores.



Se tu visses o que eu vi

na cidade de Lisboa:

estava o Marquês de Pombal

a comer uma meloa.

Se tu visses o que eu vi

perto de Famalicão:

um rato a dançar o vira

e um burro o malhão.

Se tu visses o que eu vi

na cidade de Bragança

comias e bebias

ficavas com grande pança.

Se tu visses o que eu vi

na cidade de Guimarães:

o rei D. Afonso Henriques

com um cesto a vender pães.

Se tu visses o que eu vi

em Viana do Castelo:

uma escola muito linda

toda feita em caramelo.

Se tu visses o que eu vi

na praia de Matosinhos:

um casal a dançar salsa

para irritar os vizinhos.

Se tu visses o que eu vi

lá no porto de Leixões:

os navios ancorados

a falar com os tubarões.




Se tu visses o que eu vi

em Vila Nova de Gaia:

nove tesouras sem bico

a tomar banho na praia.

Se tu visses o que eu vi

cá na cidade do Porto:

um homem muito direito

e o outro todo torto.





Se tu visses o que eu vi

num centro comercial:

as pessoas até compram

as renas do Pai Natal.



Se tu visses o que eu vi

no Palácio de Cristal:

o antigo jardim zoológico

sem um único animal.

Se tu visses o que eu vi

lá na ponte do Infante:

uma fila muito grande

por causa de um elefante.


Se tu visses o que eu vi

na Praça da Liberdade:

duas pombas a voar

porque tinham saudade.



Se tu visses o que eu vi

no museu Soares dos Reis:

quem lá vai por uma vez

quer lá voltar outras seis.

Se tu visses o que eu vi

no estádio do Dragão:

choveu tanto no relvado

que fizeram natação.

Se tu visses o que eu vi

no hospital de S. João:

Os médicos e enfermeiras

A lançarem um balão.

Se tu visses o que eu vi

na rua João de Deus:

um autocarro com pernas

e pessoas com pneus.


Se tu visses o que eu vi

Na rua dos Vanzeleres:

A casa da minha avó

Era feita de colheres.

Se tu visses o que eu vi

na rua de Pedro Hispano:

uma inundação de sumo

sempre a sair por um cano.

Se tu visses o que eu vi

na Rotunda da Boavista:

um leão e uma águia

a comer uma tosta-mista.


Se tu visses o que eu vi

na nossa biblioteca:

doze livros a contar

a vida duma faneca.

Se tu visses o que eu vi

uma tarde na cantina:

um rapaz dentro da sopa

a dizer que era a piscina.

Se tu visses o que eu vi

na freguesia de Ramalde

um gigante muito grande

a tomar banho num balde.

Se tu visses o que eu vi

na escola João de Deus:

dissemos as quadras todas

e vamos dizer adeus.

4 comentários:

  1. Eu acho que foi muito boa ideia fazer a parte dos desenhos junto das quadras da festa de Natal porque se ficasse só as quadras tinha graça mas com os desenhos ainda ficam com mais graça.
    Alexandra

    ResponderEliminar
  2. Adorei as vossas quadras. Algumas até já tinha ouvido durante as aulas que assisti.
    Confesso que também gostei dos desenhos e concordo com a Alexandra, fica bem mais bonito com a ilustração.
    O desenho que mais gostei, apesar de ter gostado de todos, foi o último. Fez-me lembrar quando ia para a vossa escola e vocês esperavam pelo Professor e assim que ele chegava vocês iam direitinhos para a sala.
    Foi um grande privilégio ter estagiado na vossa turma. Um muito obrigada a todos, até ao Professor, claro.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do desenho da Luísa,
    porque a forma como fez as rodas fez parecer o
    desenho mais realista e engraçado.
    Também gostei do pormenor dos sapatos.

    Raquel

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que os desenhos estão magnificos porque estes desenhos foram todos feitos com muito cuidado.
    Parabéns aos desenhos e também para as pessoas que fizeram os desenhos mais bonitos.

    Mafalda

    ResponderEliminar