sexta-feira, 28 de maio de 2010

O que aprendemos na Visita de Estudo

Este texto é sobre a nossa Visita de Estudo a Ponte de Lima à feira e à escola Agrícola.

Na nossa visita de estudo aprendemos que o pote serve para fazer comida na lareira. A pá serve para virar e depois tirar o pão do forno. A gamela é feita de madeira e serve para amassar e fazer o pão. O mata-frangos, que é feito de metal, serve para matar as galinhas. Mete-se a galinha no mata-frangos, que é tipo um cone, põe-se a cabeça dentro do buraco e corta-se a cabeça com a faca.

Algumas rolhas que vimos na feira serviam para as pessoas que produziam o vinho porem as rolhas nas garrafas. As rolhas são feitas de cortiça, que vem do sobreiro, que é uma árvore.

Uns periquitos, que havia na feira, foram produzidos em Amares e servem para criar. Uns gansos da feira, que foram produzidos em Amares, servem para comer e criar. As cabras da feira foram produzidas em serras e campos, servem para dar carne ou leite. Os patos e galos foram produzidos em Portugal e servem para comer. Os pintainhos foram produzidos em Amares e servem para comer. A vaca foi produzida em Vila Verde e serve para dar carne e leite. Uns patos, que também vimos na feira, foram produzidos em Portugal e servem para comer e criar.

Na feira eles também tinham sapatos. Os materiais de que eram feitos podiam distinguir-se por três partes diferentes, a de fora, a de dentro e a sola. Os sapatos também podiam ser feitos de couro e de outros materiais.

Na escola agrícola aprendemos como se tirava o leite das vacas. Tinham um tubo que puxava o leite das vacas e levava o leite para um garrafão onde as pessoas tiravam o leite. Nós vimos umas vacas na escola agrícola que tinham pêlo, comiam milho, feno e ração. Pesavam mais ou menos 600kg, o máximo de comida que as vacas comiam era 8kg.

Na escola agrícola havia uma adega que era onde se produziam 20000 garrafas de vinho por ano. Eles produziam vinho branco e vinho tinto.

Havia três estufas. A primeira estufa tinha plantas que ainda estavam a crescer. A segunda tinha tomateiros. A terceira tinha vários ramos com pouquinhas folhas que estavam todas em terra a ganhar raízes.

Diogo, Luísa, Elsa e Inês Costa

1 comentário:

  1. Nota-se que além de ser um texto cheio de informações, é um texto com espírito de equipa. O esforço é uma coisa que se vê que não é de apenas de um. Aliás, é de todos!
    Acho que este texto até devia merecer um bom prémio.
    Mas como não vos posso oferecer um prémio vou dar uma salva de palmas silenciosa.
    Raquel

    ResponderEliminar