sexta-feira, 28 de maio de 2010

Visita de Estudo a Ponte de Lima



No dia 10 de Maio, nós fomos a uma visita de estudo a Ponte de Lima e aprendemos muitas coisas na feira e na Escola Agrícola.

Vamos ensinar-vos algumas coisas que aprendemos.

Nessa visita de estudo aprendemos várias coisas como, por exemplo, para que é que servem os animais e certos produtos e como se cultivam algumas plantas dentro de estufas.

Nós vimos alguns animais como coelhos, gansos, patos e alguns desses animais serviam para comer e outros serviam para ajudar os humanos (trabalhar).

Aprendemos, na feira, que as rolhas, normalmente, são feitas de cortiça, mas há outras rolhas de plástico que também servem para tapar o vinho.

Alguns dos sapatos que havia na feira eram feitos de couro e nós aprendemos uma técnica para sabermos se os sapatos eram feitos de couro ou de outros materiais diferentes que davam para produzir outro tipos de sapatos (composição).

A gamela é um instrumento que é feito de um tronco e é em forma de uma concha, serve para fazer pão e agora algumas pessoas usam a gamela para enfeitar a casa.

Na feira vimos um “Mata Frangos” que é um instrumento em forma de cone, que na parte de cima tinha um pequeno buraco e esse instrumento servia para matar as galinhas.

Havia um instrumento que servia para tirar e pôr o pão no forno, e esse instrumento normalmente é utilizado pelos padeiros e chama-se pá.

Antigamente não havia frigoríficos e, portanto, utilizavam uma espécie de rede para protegerem a comida dos animais. Quer dizer, para as moscas, os ratos e outros animais não irem comer a comida que as pessoas tinham lá em sua casa.

Lá na feira haviam umas senhoras que arranjavam os guarda-chuvas. Quer dizer, se algum se estragasse, iam lá em vez de o deitarem ao lixo.

Também vimos um pote feito de ferro fundido que tem três pernas e serve para cozinhar várias coisas.

Na Escola Agrícola vimos uma máquina a tirar o leite às vacas, chamada ordenha mecânica.

Havia uma máquina que dava de comer às vacas e cada vaca só comia a quantidade de comida que a máquina lhe dava.

Na Escola Agrícola, quando entramos numa das estufas, vimos uns ramos de plantas que tinham sido cortados dumas árvores e que foram plantados novamente. Essas plantas cresceram novamente e ganharam raízes.

A produção do vinho vem através das uvas. Na Escola Agrícola há umas máquinas que se chamam cubas e servem para fazer a produção do vinho.

E foi isto que nós aprendemos nesta visita de estudo.

Artur, Jorge Micael, Mariana e Sofia Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário