quinta-feira, 27 de maio de 2010

VISITA DE ESTUDO A PONTE DE LIMA

No dia 10 deMaio de 2010, fomos a Ponte de Lima ver a feira e aprender coisas sobre o que havia lá. Também fomos à escola agrícola ver os animais e as plantas que havia lá.

Começamos por ir à feira que tinha animais e vimos muitas coisas mais.

Nós aprendemos que as vacas vieram da serra e do campo. As pessoas aproveitavam o leite delas para fabricar mais tarde queijo ou outras coisas e as vacas custavam 500€.

Vimos periquitos que estavam numa gaiola, alimentavam-se de misturas para periquitos e as utilidades para os humanos são os ovos que dão um filho da mesma espécie.

O ganso dá ovos, e dos ovos nascem animais da mesma espécie.

A seguir fomos para o sítio onde estavam à venda objectos variados.

A gamela serve para fazer a massa do pão. Também vimos o mata-frangos que serve para matar as galinhas. Tem o formato de um cone e a parte de cima tem um buraco e de baixo também. Na parte de cima mete-se a cabeça e depois corta-se o pescoço.

A seguir vimos a pá, que é um objecto de madeira que tem na ponta uma parte redonda para pousar a massa do pão e depois pôr ao forno sem se queimar.

O sulfatador é um objecto que serve para pôr os pesticidas e os herbicidas nas plantas para os bichos não irem para lá.

Depois da feira, fomos à escola agrícola, onde vimos plantas e animais.

Na Escola Agrícola a primeira coisa que vimos foi as estufas e as plantas ao ar livre. A primeira estufa tinha plantas ainda muito pequenas, a segunda tinha algumas folhas de alface, a terceira estufa tinha feijão e a quarta tinha pimentos padrón.

Vimos vacas que produziam muito leite.

Em vez de ordenhar com as mãos, ordenhavam com máquinas. Haviam tubos que depois se ligavam para uma coisa grande de ferro.

Nós aprendemos coisas sobre os animais na feira e as coisas sobre os objectos. Também aprendemos coisas na escola agrícola sobre animais e plantas.

Tomás Leal, Alexandra, Alexandre e José Miguel

Sem comentários:

Enviar um comentário