segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aprendizagens Novas



Na feira e na Escola Agrícola aprendemos muitas coisas. Vamos dizer o que aprendemos.
A turma dos 25 autores aprendeu novidades sobre o comércio das feiras com animais
As aves, como os patos, eram de criação familiar e a utilidade para os humanos era para a alimentação e o seu preço era um euro.

Havia também outras aves e todas eram de criação familiar. E a maior parte da utilidade para os humanos é para comer.

Sobre os coelhos, eles foram produzidos em Amares em criação familiar, para reproduzir e para alimentação de seres humanos. O seu preço é seis euros. A alimentação dos coelhos é legumes pois é um animal herbívoro e é um mamífero.

Aprendemos coisas sobre os carneiros, que são de criação familiar e que foram produzidos para as serras e campos e a utilidade para os humanos é a sua carne e o seu leite. O preço é de cinquenta a setenta e cinco euros.

O comércio das vacas era de 500 euros. Foram produzidas em Vila Verde, de criação familiar. O seu comércio é frequente pelo leite, que fabrica vários alimentos, e pela sua carne. A razão porque podem vender o touro é pela sua carne e pela produção de bezerros (filhos).

O touro tem um preço quase equivalente ao da vaca mas com o seu peso o preço é mais alto. O touro que estava à venda ainda era criança e, pelos vistos, era mais violento do que o normal dos bezerros.

Na feira havia vegetais tais como alface e couves. Os vegetais, alguns deles, têm terra e raíz porque servem para plantar nas hortas.

A maioria dos objectos da feira são do campo e das quintas. Outras coisas são de calçado e de roupas.

Por exemplo, o mata-frangos foi produzido em Roselas, numa oficina artesanal. Este objecto serve para matar galinhas. Metemos o cone (o objecto) na galinha e cortamo-lhes a cabeça. Custa apenas quatro euros.

As rolhas são fabricadas com a cortiça que vem do sobreiro e que é carregada por sacos grandes que custam 5 euros. As rolhas foram produzidas em Santa Maria da feira.

Há um objecto que serve para proteger a comida dos ratos e das moscas. Esse objecto é feito de rede de metal e de madeira.

Aprendemos muitas outras coisas sobre a Escola Agrícola.

As vacas de lá pesam 600 quilos. Alimentam-se de ração, milho e feno. Comem no máximo oito quilos. Poderiam ser um pouco mais magras.

A utilidade daquelas vacas não era a carne, mas sim o leite. As vacas não pastam e produzem doze litros de cada ordenha mecânica. A produção de leite é realizada por tubos que recolhem o leite que as vacas dão. Mas se as vacas estiverem nervosas é possível que não dêem leite.

Após a nascença de um filho eles são logo alimentados e alimentam-no com muita frequência.

O vinho, na Escola Agrícola, é feito de sumo de uva. Há 20 000 garrafas por ano. A vinha da escola tem o tamanho de 6 campos de futebol.

Os vinhos brancos e tintos são produzidos de diferentes castas. O branco é de casta loureiro e o tinto é de casta vinhão. Na fabricação do vinho, se demorar mais tempo mais qualidade tem.

A cuba é uma máquina que facilita a produção de vinho.

As plantas na Escola Agrícola são muitas, e uma delas é o pimento padrão que é plantado e nós alimentamo-nos do fruto. Outra planta é a tuía que é plantada por estaca.

Nós concluímos que aprendemos coisas que já sabíamos, mas melhor. Também aprendemos coisas que não sabíamos e gostámos muito.


Pedro, Raquel, Sofia Garcez e Tomás Cardoso

1 comentário:

  1. Olá, 25 autores! Estou a ver que têm feito visitas muito interessantes que vos têm mostrado coisas diferentes. Gostei especialmente da fotografia dos patinhos e do coelho branco que é muito fofo. Como eu sei que vocês têm uma grande imaginação, até podem inventar histórias com essas personagens-animais, não é?
    Continuação de bom trabalho.
    Beijinho da professora Ana

    ResponderEliminar