quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CONVERSAS DE ESTÁTUAS - 3

As estátuas que falavam

Era uma vez três estátuas que falavam.
Uma delas era a estátua de D. Pedro IV, outra era a estátua da Menina Nua e a outra era a estátua de Almeida Garrett.
Um dia essas estátuas foram levadas para um Museu muito famoso. Aí elas conheceram-se.
- Olha uma menina nua! – disseram as estátuas de D. Pedro IV e de Almeida Garrett.
- Não sejam assim tão parvos! Eu sou uma estátua e chamo-me Menina Nua! Não é difícil de ver que sou uma estátua e não uma menina que está nua!
- Está bem. Pensámos que fosses uma menina que estava nua. – disseram as outras duas estátuas.
- Bem e porque é que nós não ficamos amigos? – sugeriu a estátua da Menina Nua.
- Sim, sim! – disseram as outras.
Então, a partir desse dia, as três estátuas começaram a ser amigas e a conversarem muito.
Certo dia o Presidente Cavaco Silva foi lá ao Museu. As três estátuas estavam a falar muito e a rir muito quando o Presidente Cavaco Silva chegou.
Elas endireitaram-se logo e fizeram muito silêncio quando o Presidente Cavaco Silva passou por elas.
Mas uma delas começou a rir-se e o Presidente Cavaco Silva descobriu o segredo delas.
Então eles todos ficaram amigos, mas mais ninguém ficou a saber.
Até um dia...
Havia lá um macaco que também falava e então, como ele gostava de pregar partidas, foi a um sítio falar. Como aquilo dava para falar a todo o mundo ele disse:
- Sabiam que há três estátuas que falam? Elas estão no Museu que é muito famoso!
E todos os habitantes se riram.
- A sério, estou a dizer a verdade!
E aí todos os habitantes acreditaram e foram a correr para o Museu.
Chegaram lá e viram o Presidente Cavaco Silva e as três estátuas a conversarem.
E todo o mundo ficou a saber o segredo.
Agora todo o mundo falava com as três estátuas e todo o mundo se divertia com elas.

Sofia Oliveira

4 comentários:

  1. Eu acho que o texto da Sofia está muito engraçado principalmente as partes em que fala do Cavaco Silva porque acho que na nossa turma ninguém se lembrou de escrever uma composição em que entrasse um presidente.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o texto tem muita graça, porque a Sofia pôs o Cavaco Silva aqui no meio e ficou muito bem.Também está engraçado o macaco falante porque não existem macacos falantes.


    Tomás Leal

    ResponderEliminar
  3. Muito imaginativo Sofia. Parabéns!
    Vais ser uma grande escritora

    Rebeca Santos

    ResponderEliminar
  4. Parabens Sofia pela tua capacidade de imaginar histórias fantásticas. Espero que o nosso Presidente a veja e goste também!!!!

    Ana Maria Rodrigues

    ResponderEliminar