terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

SERAFIM E VENCESLAU - 10

A turma dos 25 autores recebeu a notícia de que um senhor chamado Jorge escolheu a sua turma para apresentar uma peça de teatro. O senhor chamado Jorge tentou arranjar papel para todos.
Tínhamos dois dias de ensaio, com uma hora em cada dia. Parecia um desafio para os 25 autores! Mas quando vimos, nós não precisávamos de decorar as falas. O rádio é que precisava de decorar as falas e nós fazíamos gestos como se estivessemos a falar.
A peça chamava-se “Serafim e Venceslau”. O Jorge, que era o nosso encenador, escolheu sete meninos mais altos. Esses meninos agarravam nuns bonecos que faziam de personagens. Os mais altos meteram-se num pano preto e representavam. Os sete mais baixos também estavam num pano preto.
Serafim era medroso, muito medroso, e para mostrar isso havia onze meninos lá atrás dos mais altos que não se viam e um deles pegou num boneco, que era Serafim, e ele punha o boneco a olhar para um dos meninos mais altos e de repente baixava-se com medo. De seguida, ele pedia ajuda à avó e a avó disse para ele procurar o velho plátano mágico. Mas Serafim disse à avó que tinha medo de ir sozinho procurá-lo. E aqui entrou uma nova personagem que a avó chamou, a gaivota Carlota, que ia ajudar Serafim a encontrar o plátano mágico.
Serafim e Carlota começaram a viagem e encontram a prima da Carlota, a Maruja, na estação de S. Bento. Para os azulejos havia um menino lá atrás a segurar na estação e outro a passar imagens de azulejos para os mais altos e os mais baixos a dançarem com eles.
Continuaram a caminho do velho plátano, agora com a Maruja e viram estátuas. Mas vocês devem estar a perguntar como aparecem as estátuas e olhem que não roubámos! Eram feitas de cartão e, mais uma vez, os de trás têm trabalho.
Depois aparece o cão Rodrigo e o Gato Fidalgo que começam à bulha e o Serafim impede que isso aconteça.
Quando Serafim já não é medroso todos fazem uma festa.

Raquel

1 comentário:

  1. Eu gostei da composição!E um beijinho grande para o professor ricardo e aus colegas!

    Daniela irmã da Raquel

    ResponderEliminar